domingo, 17 de abril de 2011

Vereadora sugere instalação de lixeiras seletivas em Batalha


Tramita na Câmara de Vereadores de Batalha um indicativo de projeto de lei que autoriza a Prefeitura Municipal a instalar lixeiras seletivas nas escolas públicas da Rede Municipal de Ensino. O projeto é de autoria da vereadora Shammara Maria (PR), "a instalação das lixeiras terão o objetivo de incentivar a educação ambiental em nosso município", afirma a vereadora.

O projeto prevê a instalação de lixeiras de forma obrigatória e gradativa, nas escolas públicas, em número suficiente, para receber separadamente os detritos de plásticos, de vidros, de papéis, de metais e de outros materiais.

A iniciativa, conforme a parlamentar, além de facilitar a coleta do lixo, transmitirá a todos a necessidade de adotar medidas que preservem o meio ambiente. De acordo com ela, a diretoria de cada escola municipal promoverá a venda pelo maior preço, do lixo coletado. O valor apurado resultante da comercialização reverterá a favor dos Conselhos Escolares quando existir e/ou da direção da escola, destinando-se tal venda para a compra de bens úteis à escolarização e em obras, de pequenos monta, a serem realizadas nos prédios das escolas.

"A coleta seletiva de lixo é um passo importante à preservação ambiental, pois, através da instalação dessas lixeiras, os estudantes serão estimulados a separar o lixo e, conseqüentemente, ficarão mais conscientes sobre a importância da preservação ambiental através da reciclagem", analisa Shammara.

Muitas escolas já desenvolvem um trabalho junto a várias disciplinas na perspectiva de criar uma cultura e motivar os educandos a separar o lixo. Atualmente as escolas não possuem lixeiras seletivas, e isso acaba gerando um problema relativamente pequeno, pois como cobrar dos alunos a separação do lixo se não existe lixeiras adequadas para tal fim?

Separando o lixo e encaminhando tudo o que puder ser reciclado, ganha o poder público sendo que diminuirá significativamente o volume do chamado lixo comum.


0 comentários:

FALE COM A SAMARA

  © Ricardo Melo The Professional Template by João Filho 2008

Back to TOP