O retrato do descaso do ensino público municipal de Batalha
O município de Batalha não vive seus melhores dias, desde a sua longa história de 154 anos de emancipação política. A carência de gestão pública é perceptível em todos os setores da atual administração.
Um exemplo dessa nossa triste realidade, é a situação em que se encontra a “Unidade Escolar Clarindo Cardoso”, situada na localidade Baixo, zona rural de Batalha. A mesma está sendo tomada pelo mato que cresce de forma rápida, deixando transparecer que a escola está há muito tempo abandonada. A proliferação de insetos nos arredores da escola é só um dos problemas que os professores e alunos terão que enfrentar nesse ano letivo que se inicia.
O descaso e tão grande que esse fato não chega a causar espanto e sim sentimento de indignação. Alunos são transportados em carros abertos, quanto não falta professor, falta material, quando tem material, falta mobília e material de expediente. Já foi oferecido para os alunos até merenda com data de validade vencida. É na contramão do desenvolvimento que a educação da rede municipal de ensino caminha.
Entendemos que a prefeitura tem suas deficiências e seus limites de gasto, mas esse descaso com a educação não justifica, aliás, o município recebe repasses mensais de verbas que vem destinada para a manutenção e desenvolvimento da educação e para valorizar os profissionais do magistério que atende a educação básica. E olha que esse dinheiro não é pouco, o que está faltando é gerenciamento e políticas públicas voltadas para a educação.
Só para se ter uma idéia no mês de janeiro deste ano, entrou nas contas da educação do município através de repasses do governo federal, cerca de quase 1 milhão de reais, dinheiro esse que se for aplicado de maneira correta, tiraria a educação do município da triste situação em que ela se encontra hoje.
Enquanto a atual administração não acerta o passo, os alunos e professores são os maiores prejudicados com o tamanho descaso.
0 comentários:
Postar um comentário