domingo, 6 de março de 2011

Maioria dos brasileiros só vai ao médico quando está doente


Uma pesquisa do Ibope Mídia revelou que 62% dos brasileiros só vão ao médico quando estão realmente doentes. O percentual é ainda maior entre os homens (64%).

A pesquisa foi realizada em nove capitais e no interior de São Paulo e das regiões Sul e Sudeste, com mais de 18 mil pessoas de 18 a 64 anos, entre agosto de 2009 e julho de 2010.

"No Sistema Único de Saúde, a pessoa só vai mesmo quando está doente. O cara não vai ficar na fila para fazer uma revisão de rotina", diz Antonio Carlos Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica. Já na rede particular, afirma, a proporção de pacientes que visitam o médico regularmente é maior.

A mesma pesquisa mostra que metade dos entrevistados (55% dos homens e 49% das mulheres) usa preservativos em novos relacionamentos. Para o clínico, a menor presença das campanhas contra a Aids na mídia tem levado a uma queda no número de pessoas que se protege durante as relações. "A tendência das pessoas é relaxar nessa prevenção".

Quando se trata de dieta, essa é a maior preocupação dos brasileiros, para 79% é importante manter a forma física e 40% das mulheres diz estar sempre tentando perder alguns quilos, contra 29% dos homens.

Com relação a medicina homeopática e a medicina caseira 53% dos brasileiros a considera confiável e ainda mais entre as mulheres, representando 56%.

"Quase 70% das doenças são simples e se curam sozinhas. O médico homeopata tem uma relação mais intensa com o paciente do que o alopata, por isso dá resultado", diz o médico. Já o chá receitado pela avó pode estimular a automedicação. "Como muitas vezes a pessoa se cura sozinha, acha que o chá funciona", completa.

Fonte: Portal da Clube

0 comentários:

FALE COM A SAMARA

  © Ricardo Melo The Professional Template by João Filho 2008

Back to TOP