Após denuncia da vereadora, Polícia Ambiental faz vistoria no povoado Bela Vista
A Vereadora Shammara Maria protocolou oficio no dia 4 de março de 2010 no Ministério Público de Batalha, denunciando que o lixo domiciliar coletado no povoado Bela Vista estaria sendo despejado nas margens do Rio Longá.
Depois da denuncia, o Ministério Público, em nome da promotora Maria Socorro Nascimento Carlos da Cunha Silveira e juntamente com a coordenadora do (CAO) de Meio Ambiente enviou oficio de n°628/2010 para o Comandante do BAPM do Estado do Piauí, José Soares de Alencar Filho, solicitando uma vistoria in loco para que fosse colhida as seguintes informações: Identificação do proprietário (a) do terreno, descrição da atual situação do terreno, situação do sistema de coleta domiciliar de lixo no local e em suas proximidades, situação do entorno (proximidades das residências, hospitais, creches, etc.), informação das medidas administrativas possíveis de serem tomadas para a resolução do problema.
Atendendo a denuncia da vereadora e ao pedido do Ministério Público, o comandante José Soares de Alencar Filho, enviou para realizar vistoria do local, policiais da polícia ambiental que passaram toda a manhã do último dia 03 fazendo essa investigação no povoado Bela Vista.
Ao chegar ao município de Batalha, a capitã Ivanilde e sua equipe, visitaram o local onde o lixo está sendo jogado nas margens do Rio Longa, colheram depoimentos de moradores do povoado Bela Vista, registraram através de fotografias o lixo sendo acumulado nas lixeiras por falta de coleta, visitaram a autora da denuncia.
“Os moradores do povoado Bela Vista não souberam precisar os dias que o lixo é coletado pela prefeitura, ou seja, esporadicamente”, disse a capitã Ivanilde.
A capitã disse ainda que entrou em contato com o prefeito do Município, Amaro Melo, e com o secretário de Meio Ambiente, João Batista, e ambos afirmaram que desconhece que o lixo esteja sendo jogado de forma irregular.
Após o término da vistoria, a capitã comunicou para a vereadora Shammara Maria (PR) que vai enviar um relatório circunstanciado da vistoria e enviar para o Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural – CAOMA, para que sejam tomadas as devidas providências.
Um dia após a presença da representante do referido Centro, dois caminhões estavam no povoado fazendo a coleta de lixo nas residências e recolhendo o lixo que estava sendo jogado nas margens do referido rio.
A presença do pessoal do Centro de Defesa do Meio Ambiente incomodou tanta gente, que uma pessoa ligada ao prefeito de Batalha, Amaro Melo, ameaçou e agrediu fisicamente o esposo da vereadora Shammara, que no momento da agressão se encontrava nas imediações da Escola Municipal Sinharinha Lages. A vítima já está tomando as medidas legais.
Confira o oficio da denuncia e o documento solicitando a referida vistoria do local:
Foto 1: Portalesp.com
0 comentários:
Postar um comentário