sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

A Função do(a) Vereador (a)


A palavra vereador vem do verbo latim verear, que significa a pessoa que vereia, ou seja, aquele que tinha incumbência de “zelar pelo bem-estar e sossego dos munícipes”, “sentinela ou guardião da comunidade”, também significa “membro da Câmara Municipal que legisla”, e a palavra LEGISLAR significa elaborar, estudar, discutir e votar projetos de lei para o município. O vereador tem que ouvir pessoas e entidades envolvidas no assunto, para que possa apresentar emendas e projetos e votar com consciência.

Cabe ao vereador, mostrar os problemas da comunidade e buscar providências junto aos órgãos competentes. Mas não é só isso. Cabe-lhe também a sagrada função de fiscalizar as contas do Poder Executivo Municipal, os atos do Prefeito, denunciando o que estiver ilegal ou imoral à população e aos órgãos competentes. Portanto, o vereador é o fiscal do dinheiro público.

É isso que a população deve observar e cobrar de seus representantes. Aliás, a população precisa freqüentar as reuniões dos Legislativos Municipais, para saber como estão se comportando os pretensos "representantes do povo". Também é válido lembrar que pela estrutura social brasileira, ao vereador é sempre cobrada a função de assistente social. Isso vem de longe. São os costumes coronelísticos que persistem como herança política da República Velha.

Precisamos de vereadores atuantes, dispostos e corajosos a romperem com os costumes persistentes de subserviência e vício. O vereador deve agir sem apego a benefícios pecuniários. Ele deve usar com coragem e disposição a prerrogativa de denunciar possíveis fraudes envolvendo dinheiro público, sobretudo, agora pela tendência descentralizadora dos recursos públicos.

Vereador consciente contribui efetivamente para o desenvolvimento humano do seu município, ajudando o povo a pensar e se organizar.



0 comentários:

FALE COM A SAMARA

  © Ricardo Melo The Professional Template by João Filho 2008

Back to TOP